sábado, 7 de abril de 2018

Sem acento e com acento

Com acento ou sem acento?


Com acento ( verbo) sem acento (substantivo)

Mesma grafia, som e significado diferente.

Em se tratando de VERBO, a palavra não será acentuada, mas sendo  substantivo, será obrigatoriamente acentuada, pois se trata de uma proparoxítona.
Exemplos:
1.       A. Ela duvida de mim.(verbo)
        
             B. Ela tem dúvida em ortografia. (Substantivo)
                                
2.       A. Eu exercito os músculos do braço. (  verbo)
      
                 B. Não existe exército de um homem só. (Subst.)
                                         

3.       A. Meu pai fabrica sapatos.( verbo)

                      
         B. A fábrica vai muito bem.( substantivo)
         

5.       A. O Dr. José medica com sabedoria.( verbo)
                       
B. A médica chegou atrasada.( substantivo)
         .

6.    A. Digito corretamente todas as palavras.(verbo)
     
8.       Esta conta tem apenas um dígito.( substantivo)

                                                
9. Deposito confiança em você.(verbo)
        
10. Minha mãe fez um depósito em minha conta.( substantivo)
                                       

2 comentários:

  1. Parabéns professora pela postagem!
    Ajude o meu blog também: https://filosofiaesociologiafacil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. gostei da sua postagem! https://filosofiaesociologiafacil.blogspot.com.br/ veja aqui o meu blog

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...