quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Um grão de mostarda





Um grão de mostarda para expulsar a tristeza


Uma antiga lenda chinesa fala de uma mulher cujo filho único morreu. Em sua dor, ela aproximou-se de um mestre e disse: ' De que orações ou de que encantamentos mágicos dispões para trazeres de volta a vida do meu filho?'
Em vez de mandá-la embora ou argumentar com ela, ele lhe disse: “ Traga-me um grão de mostarda de um lar que jamais conheceu a tristeza. Nós o usaremos para expulsá-la de sua vida”.
A mulher partiu de imediato em busca do grão mágico de mostarda. Primeiro, dirigiu-se a uma esplêndida mansão, bateu à porta e falou: “ Estou procurando uma casa que nunca conheceu a tristeza. Esta casa é uma delas? É muito importante para mim!
'Responderam-lhe:
- Vieste ao lugar errado. E começaram a descrever-lhe os acontecimentos trágicos que recentemente pelos quais haviam passado. A mulher pensou consigo mesma: quem é capaz de ajudar esses infelizes melhor do que eu, que tive minhas próprias desgraças? E demorou-se algum tempo confortando-os.
Em seguida, prosseguiu em sua busca. Porém,  em todos os lugares, nas choupanas ou nos palácios, ela só encontrava histórias de tristeza e desgraças. Ao final, ela se envolveu tanto em amenizar a dor das outras pessoas que esqueceu a busca da semente de mostarda, não percebendo que acabara por expulsar a tristeza de sua vida e da vida da maioria das pessoas.

 Texto adaptado de algumas versões que circulam pela internet.

Pronome relativo

Pronomes relativos Pronomes relativos são usados para retomar  um termo antecedente( já expresso anteriormente) Observe o exempl...