terça-feira, 10 de março de 2015

REGÊNCIA VERBAL E PRONOME RELATIVO


A regência verbal e o pronome relativo

 A maioria usa o relativo “ que”  para tudo.
Observe o erro de Regência verbal no texto acima:
..."o mesmo modelo que a Oposição optou(...)
corrigindo: ... o modelo pelo qual a Oposição optou(...) quem opta, opta por alguma coisa.

Outros exemplos.
                   1.       A mulher que eu jantei na casa dela é muito simpática.
                   2.       O colégio que estudo fica perto de casa.
                   3.       O dinheiro que necessito só entrará na conta o mês que vem.
                   4.       Este é o rapaz que eu confio.
                   5.       Ali fica o restaurante que eu almoçava todos os dias.
                   6.       Este é o rapaz que eu falei para você.
Nos casos acima é necessário verificar a regência dos verbos ;
1.       A mulher em cuja casa jantei( jantei na casa da mulher, não a mulher, isso é canibalismo)
2.        O colégio onde ou em que estudo ( estudo no colégio e não o colégio)
3.       O dinheiro de que ou do qual necessito ( quem necessita, necessita de alguma coisa ou de alguém)
4.       Este é o rapaz em quem confio.( quem confia, confia em alguém)
5.       Ali fica o restaurante onde ou em que eu almoçava ( almoçava no restaurante, não
o restaurante.)


 6.Este é o rapaz de quem lhe falei. ( falei do rapaz, não o rapaz.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...