quinta-feira, 10 de abril de 2014

PAPO MALUCO






Grupo de estudos - Leitura e interpretação de texto

 Papo maluco

            Um sujeito entra num bar, senta-se à mesa e logo um garçom aparece.
— Boa noite, o que o senhor toma?
— Tomo vitamina C pela manhã, o ônibus para ir ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça.
— Desculpe, mas acho que não fui claro.  Eu quis dizer do que é que o senhor gostaria?
— Ah! Tudo bem! Gostaria de ter um Ferrari, de casar com a Gisele Bündchen e mandar a minha sogra para o inferno.
— Não é nada disso, meu senhor! — Continua o garçom, ainda calmo. — Eu só gostaria de saber o que o senhor deseja de beber.
— Ah! É isso? Bem... o que é que você tem?
E o garçom:
— Eu? Nada, não! Só tô um pouco chateado porque o meu time perdeu pro São Caetano.

Norma Ferreira da Silva (por e-mail) Uberlândia – MG Almanaque Drogasil, ano 1, nº 1, maio de 2004, p.22.
QUESTÕES
1-     Por que o texto recebeu o título Papo maluco?
2-     Como o garçom poderia ter abordado o freguês para ser entendido logo na primeira fala?
3-     E a fala do freguês, como poderia ter sido mais clara?
4-     Na segunda fala do freguês, que expressão nos leva a pensar que ele passou a entender o garçom?
5-Você concorda com a resposta do garçom ao cliente no final do texto? Explique.

6- elabore 3 frases  com o tem o verbo tomar em sentidos diferentes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Elabore 3 frases com o verbo ter em sentidos diferentes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...