sábado, 10 de agosto de 2013

SEMÂNTICA NO VESTIBULAR


SEMÂNTICA NO VESTIBULAR

Questão 01 FUVEST
 Examine o seguinte anúncio publicitário.

(Revista Valor – Especial, Julho de 2011.)
a) Qual é a relação de sentido existente entre a imagem de uma folha de árvore e as expressões “Mapeamento logístico” e “caminho”, empregadas no texto que compõe o anúncio acima reproduzido?
b) A que se refere o advérbio “aqui”, presente no texto do anúncio?

Questão 2 Unicamp
 Em duas passagens do texto abaixo, o articulista transmitiu informações objetivamente diferente das que pretendia transmitir.
O que incomoda a população(...) é o piolho da cabeça, que se hospeda geralmente em crianças em idade pré-escolar. Não se sabe ao certo o porquê da maior incidência em crianças, mas se acredita que seja provavelmente pelo contato mais íntimo entre elas. Afinal só pode ocorrer infestação se a criança entrar em contato com outra, desmistificando assim que o piolho voa ou que uso em comum de pentes e escovas pode ser transmitido.
Outro mito(...) é a transmissão do piolho animal para o ser humano. “Isto não existe porque cada espécie tem seu piolho e se o parasita picar outra espécie que não seja a sua, morre.”
                                                           (Gazeta de Barão, Campinas, agosto de 1993)
a)Transcreva as duas passagens.
b)Redija-as de forma a evitar as interpretações não desejadas.
c)Justifique uma das “correções” feitas por você em resposta ao item b.


Questão 03 Unicamp 
Na primeira página da Folha de S. Paulo de 22 de outubro de 2004, encontramos uma seqüência de fotos acompanhada de uma legenda, cujo título é: “a queda de Fidel”. No texto da legenda, o jornal explica; “O ditador cubano, Fidel Castro, 78, se desequilibra e cai após discursar em praça de Santa Clara(Cuba), em evento transmitido ao vivo pela TV; logo depois, ele disse achar que havia quebrado o joelho e talvez um braço, mas que estava ‘inteiro’; mais tarde o governo divulgou que Fidel fraturou o joelho esquerdo e teve fissura no braço direito”

a)O que a leitura desse título provoca? Por quê?
b)Proponha  outro título para a legenda. Justifique.

Questão 04 Unicamp
Uma das últimas edições do jornal Visão de Barão Geraldo trazia, em sua seção “Sorria”, esta anedota:
“No meio de uma visita de rotina, o presidente daquela enorme empresa chega ao setor de produção e pergunta ao encarregado:
― Quantos funcionários trabalham neste setor?
Depois de pensar por alguns segundos,  encarregado responde:
― Mais ou menos a metade!”
a)Explique o que quis perguntar o presidente da empresa.
b)Explique o que respondeu o encarregado.
c)Um dos sentidos de trabalhar é ‘estar empregado’. Supondo que o empregado tivesse entendido a fala do presidente  da empresa nesse sentido, que resposta deveria dar?

 Questão 05 - UNICAMP
 A coluna marketing”da revista Classe, ano XVII, nº 94, 30.08 a 30.10.2002, inclui as seguintes passagens( parcialmente adaptadas)
“os jovens de classe média e alta, nascidos  a partir de 1980, foram criados sob pressão de encaixarem infinitas atividades dentro das 24 horas.  E assim, aprenderam  a ensanduichar atividades(...) pressionados pelo tempo desde que nasceram. Desenvolveram um filtro e separam aquilo que para eles é o trigo, do joio; ficam com o trigo e deletam o joio.”(pág. 26)
a)Explique qual é o sentido da palavra “ensanduichar”no texto e diga por que ela é especialmente expressiva ou sugestiva aqui.
b)O texto menciona um ditado corrente, embora não na ordem usual. Qual é o ditado e o que significa?
c)A palavra “deletar” confere um ar de atualidade ao texto.  Explique por quê.

Questão 06 Unicamp
 Lendo a noticia abaixo, você poderá observar que, além de constar da manchete, o verbo cobrar ocorre duas vezes no texto.
Defensor cobra investigações no DSP
O defensor público E.C.K., da 9ª Vara Criminal, levou ao juiz das execuções penais, petição cobrando investigações sobre as denúncias de corrupção envolvendo agentes penitenciários. Um grupo de presos da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos denunciou que agentes do Departamento do Sistema Penitenciário estariam cobrando C$5.000 por uma vaga nos presídios da Capital. O diretor do DSP, P. Vinholi, disse que ainda não está apurando as denúncias porque considera “impossível”ocorrer tal tipo de transação.
( Diário da Serra, Campo Grande, 26 e 27/09/93)
a)Transcreva os dois trechos em que ocorre o verbo cobra, na mesma ordem.
b) Reescreva as duas sentenças usando sinônimos de “cobrar”.

Questão 07- UNICAMP
Sem comentários

Do delegado regional do Ministério da Educação no Rio, Antonio Carlos Reboredo, ao ler ontem um discurso de agradecimento ao seu chefe, o ministro Eraldo Tinoco: “Os convênios assinados traduz os esforços...”
O título da nota acima, “sem comentários”, é, na verdade um comentário que expressa o ponto de vista do jornal, motivado por um problema gramatical no discurso lido por A. C. Reboredo.
a) que problema gramatical provocou o comentário do jornal?

b) Explicite o comentário que está sugerido na expressão “sem comentários”


Respostas possíveis Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...