quinta-feira, 6 de junho de 2013

PRONOME - CONCURSO

 PRONOME-  Concurso público

1.”Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo indefinido
b) pronome substantivo indefinido.
c) pronome adjetivo demonstrativo.
d) pronome substantivo demonstrativo.
e) nenhuma das alternativas estão corretas.

2.”COMO NÃO ____ VI, CHAMEI O CONTÍNUO E MANDEI ____ ENTÃO _____.
a) lhe, ele, procurar você.
b) o, o, procura-lo.
c) lhe, o, procurarão.
d) o, ele, procurar-lhe.
e) lhe, lhe, procura-lhe

3.A opção correta quanto ao emprego do pronome pessoal é:
a) Este é um problema para mim resolver.
b) Entre eu e tu não há mais nada.
c) A questão deve ser resolvida por eu e você.
d) Para mim, viajar de avião é um suplício.
e) Quando voltei a si, não sabia onde me encontrava.

4.DADAS AS SENTENÇAS:
I. Ela comprou um livro para mim ler.
II. Nada há entre mim e ti.
III. Alvimar,  gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta(s):
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas as I e II
e) Todas as sentenças.

5.ASSINALE A ÚNICA OPÇÃO COM ERRO NO EMPREGO DE PRONOMES:
a) Vossa Excelência e seus convidados.
b) Mandou-me embora mais cedo.
c) Vou estar consigo amanhã.
d) Vós e vossa família estais convidados para a festa.
e) Deixei-o encarregado da turma.


__________________________________




Gabarito:

1a – 2b – 3d – 4b – 5c

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...