domingo, 18 de novembro de 2012

A REDAÇÃO DA UNICAMP



Unicamp divulga expectativas da banca corretora de Redação

REDAÇÃO: EXPECTATIVAS DA BANCA                          

COMVEST : COORDENAÇÃO ACADÊMICA
TEXTO 1

Espera-se que o candidato, colocando-se na posição de um estudante de ensino médio, escreva um resumo que apresente à comunidade escolar a matéria “Pessimismo”, em um painel cuja temática são características psicológicas e suas implicações. Nesse resumo deverão estar necessariamente presentes o ponto de vista da matéria – a importância de uma postura pessimista diante do mundo ou a necessidade de equilibrar as visões pessimista e otimista – e argumentos que sustentam, na matéria, tal ponto de vista. Isso implica que os argumentos mobilizados deverão ser apenas aqueles que se encontram na matéria. Salienta-se que um resumo não é uma lista de itens, mas um texto articulado, isto é, cuja estrutura interna propicia progressão temática. Além disso, a atividade de resumo pressupõe uma habilidade de leitura bastante desenvolvida, devendo o leitor ser capaz de apreender a estrutura informacional e argumentativa do texto a ser resumido. Uma leitura que não perceba a estrutura temática em sua progressão pode levar a um resumo que se limite a recortar as informações na sequência em que ocorrem no texto. No caso específico da atividade proposta, temos, de um lado, a relevância do pessimismo como uma baliza do mundo real para a boa consecução das ações coletivas do homem em sociedade. E, de outro lado, os perigos que o excesso de otimismo pode trazer para as sociedades, especialmente no plano político. No plano individual, o otimismo puro e simples pode ser fonte de angústias, uma vez que a realidade da vida raramente corresponde às situações idealizadas que o otimista constrói.


TEXTO 2

Espera-se que o candidato, assumindo a posição de um leitor assíduo dos órgãos midiáticos, escreva uma carta ao jornal responsável pela publicação da matéria “Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet”, para criticar o fato de não haver referência às implicações que o produto noticiado pode ter sobre o consumo de álcool por adolescentes. A crítica deve estar fundamentada em dados fornecidos pela matéria “Vergonha nacional”, que mostram que o consumo de álcool por adolescentes ocorre frequentemente no próprio ambiente familiar. O gênero em questão, carta para jornal, implica que o texto deve se sustentar pela interlocução construída, fazer referência explícita à matéria que é objeto da crítica e, além disso, ter uma construção argumentativa que permita ao leitor compreender o objetivo da carta. Espera-se que o candidato seja capaz de construir a argumentação necessária para que o texto seja eficaz no seu propósito, seguindo a direção argumentativa fornecida.
Dos passos argumentativos necessários, há um que depende da inferência do candidato: a articulação entre as informações presentes na pesquisa reproduzida e a notícia sobre a cerveja para cachorros.Animais domésticos são objeto de afeto no âmbito familiar, e o consumo de álcool por adolescentes se dá com muita frequência nesse mesmo ambiente social. O produto noticiado – uma cerveja para cães –, ainda que sem álcool, pode funcionar como um estímulo subliminar para os adolescentes consumirem bebidas alcoólicas.

Grifos meus.

2 comentários:

  1. Olá Fátima,
    Eu sou o Luan, ainda vestibulando e um dos candidatos do vestibular da Unicamp 2013. E as expectativas da banca não conseguiu sanar minhas dúvidas por completo, principalmente, no texto 1. Portanto, tenho algumas perguntas a lhe fazer, por exemplo:

    -O texto que tiver em torno de 20 linhas irá perder ponto?
    -O texto que tiver citações das falas dos psicólogos e filósofos contidos na coletânea, irá ser encarado como cópia e, além disso, o candidato perderá o propósito?

    Atenciosamente,

    Luan C. Martins dos Santos

    ResponderExcluir

  2. Esse site tem uma apostila muito boa que ajuda na hora de produzir textos. Eu recomendo!

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...