Sintaxe de regência
REGÊNCIA VERBAL
Há verbos que por si só possuem sentido completo, enquanto outros necessitam de complementos para que tenham sentido. É como se disséssemos:
"Compramos"
Compramos o quê? Note que falta dizer o que foi comprado. Por isso, quem compra, compra alguma coisa( ou alguém) se pensarmos nas propinas recebidas ultimamente.
Compramos uma fazenda no interior de são Paulo.
"Preciso"
Preciso do quê? precisamos de alguma coisa ou de alguém.
Quando falamos em regência verbal, queremos dizer que o verbo é o termo regente e o complemento( objeto direto ou indireto) é o termo regido.
Precisamos de gente honesta no poder.
Quando falamos em regência verbal, queremos dizer que o verbo é o termo regente e o complemento( objeto direto ou indireto) é o termo regido.
Precisamos de gente honesta no poder.
Verbos que regem complementos com preposição obrigatória são classificados como transitivos indiretos.Exemplos:
Assisti ao filme.
Gosto do filme
Confio em minha irmã.
Verbos que regem complementos sem preposição obrigatória são classificados como transitivos diretos
Alguém viu minha carteira?
Comprei um carro novo.
Verbos que regem complementos sem preposição obrigatória são classificados como transitivos diretos
Alguém viu minha carteira?
Comprei um carro novo.
Observação:
Há verbos intransitivos que regem preposição, mas não necessitam de complemento( objeto).
Há verbos intransitivos que regem preposição, mas não necessitam de complemento( objeto).
Exemplo.
Moro em Campinas.
( adjunto adverbial lugar)
( adjunto adverbial lugar)
Jantamos no restaurante da esquina.
(adjunto adverbial lugar )
O professor chegou de carro.
(adjunto adverbial de meio de transporte)
(adjunto adverbial lugar )
O professor chegou de carro.
(adjunto adverbial de meio de transporte)
Na linguagem coloquial, é comum vermos construções do tipo:
I. A mulher que eu jantei na casa dela é muito generosa.
II. Minha irmã é a pessoa que mais confio.
III. O colégio que estudo é um dos melhores da cidade.
Atentando para o significado das frases acima, percebemos que ele é bem estranho, não é?
Em I, a mulher foi servida como prato principal.
Em II, Confia a irmã?
Em III, o colégio virou objeto de estudo.
De acordo com a norma culta devemos corrigi-las para:
I. A mulher em cuja casa jantei é muito generosa.( casa da mulher)
II. Minha irmã é a pessoa em quem mais confio.( confio em alguém)
III.O colégio onde estudo é um dos melhores da cidade.( colégio = lugar)
Observação
REGÊNCIA VERBAL: CASOS ESPECIAIS.
Um mesmo verbo pode apresentar regências diferentes dependendo do contexto em que estão inseridos.
AGRADAR{satisfazer, ser agradável} transitivo indireto – (com preposição a) O filme não agradou ao público.
O resultado não agradou aos alunos.
O resultado não agradou aos alunos.
AGRADAR:mimar, fazer carinho, contentar > transitivo direto – (sem preposição)
A mãe agradou a criança chorona.( a é artigo)
A mãe agradou a criança chorona.( a é artigo)
AGRADAR{causar boa impressão}intransitivo(sem preposição)
Seu comportamento não agrada, você é muito prepotente.
Seu comportamento não agrada, você é muito prepotente.
ASPIRAR{ desejar} transitivo indireto – ( preposição a )
Ele aspira ao cargo de gerente de vendas.
Ele aspira ao cargo de gerente de vendas.
ASPIRAR {respirar ou sugar} transitivo direto– ( sem preposição)
Aspirei o ar das montanhas.
A faxineira aspirou o pó do tapete.
Aspirei o ar das montanhas.
A faxineira aspirou o pó do tapete.
ASSISTIR { ver} transitivo indireto – ( preposição a)
Assistimos ao filme “Joana D’Arc.”
Assistimos ao filme “Joana D’Arc.”
ASSISTIR{auxiliar} transitivo direto – ( sem preposição)
O professor assistiu o aluno durante a aula.
O professor assistiu o aluno durante a aula.
ASSISTIR{ morar }intransitivo –( preposição em)
O médico assiste no interior.
O médico assiste no interior.
IMPLICAR{ ser implicante }transitivo indireto –( preposição com )
Não quero implicar com você.
Não quero implicar com você.
IMPLICAR { resultar}transitivo direto (sem preposição)
Sua atitude implicou o afastamento de seu melhor amigo.
Sua atitude implicou o afastamento de seu melhor amigo.
PAGAR e PERDOAR{referente a coisas} transitivo direto sem preposição, porém referente a pessoas é transitivo indireto e rege preposição
A paciente pagou a consulta ao médico. Ainda não posso pagar a você.
Ainda não posso lhe pagar.
Perdoei a dívida ao infeliz.
Preciso perdoar-lhe.
A paciente pagou a consulta ao médico. Ainda não posso pagar a você.
Ainda não posso lhe pagar.
Perdoei a dívida ao infeliz.
Preciso perdoar-lhe.
VISAR{ mirar, apontar o alvo, pôr o visto }transitivo direto( sem preposição)
O caixa do banco visou meu cheque.
O caixa do banco visou meu cheque.
VISAR{ desejar}transitivo indireto – rege preposição
Visamos ao progresso do país.
Visamos ao progresso do país.
Há , ainda, alguns verbos que costumam causar dúvida quanto a seu emprego:
NAMORAR – sempre V. T. D. Eu namoro Felizberto, não com Felizberto.
PREFERIR – ( prefere-se, simplesmente, nada de preferir mais ou menos, mil vezes, et.c.O verbo preferir já está indicando que você prefere uma coisa a outra. Ex. Apesar de tudo, prefiro Português a Matemática. Nunca prefiro mil vezes Português do que matemática.
Observação: Se você apenas preferir Português, eu já fico feliz; não precisa preferir mil vezes...
SIMPATIZAR E ANTIPATIZAR – sempre VTI (preposição com)
Não se usa os pronomes ( me, se) :Simpatizo com você, mas antipatizo com ela., e não Simpatizo-me com ela...
Não se usa os pronomes ( me, se) :Simpatizo com você, mas antipatizo com ela., e não Simpatizo-me com ela...
Bibliografia consultada:
Cipro Neto, Pasquale
Gramática da língua Portuguesa/Pasquale & Ulisses, - São Paulo, Scipione, 1988
Regência verbal no vestibular
1. (FGV-2007) Assinale a alternativa
em que a regência verbal está de acordo com a norma culta.
a) As crianças, obviamente, preferem mais os doces do que os legumes e
verduras.
b) Assista uma TV de LCD pelo preço de uma de projeção e leve junto um Home Theater!
c) O jóquei Nélson de Sousa foi para Inglaterra visando títulos e euros.
d) Construir impérios a partir do nada implica inovação e paixão pelo risco.
e) A Caixa Econômica informou os mutuários que não haverá prorrogação de prazos.
b) Assista uma TV de LCD pelo preço de uma de projeção e leve junto um Home Theater!
c) O jóquei Nélson de Sousa foi para Inglaterra visando títulos e euros.
d) Construir impérios a partir do nada implica inovação e paixão pelo risco.
e) A Caixa Econômica informou os mutuários que não haverá prorrogação de prazos.
2. d (ESPM-2006) Embora de ocorrência
frequente no cotidiano, a gramática normativa não aceita o uso do mesmo
complemento para verbos com regências diferentes. Esse tipo de transgressão só
não ocorre na frase:
a) Pode-se concordar ou discordar, até radicalmente, de toda a política
externa brasileira. (Clóvis Rossi)
b) Educador é todo aquele que confere e convive com esses conhecimentos. (J. Carlos de Sousa)
c) Vi e gostei muito do filme “O Jardineiro Fiel” cujo diretor é um brasileiro.
d) A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira.
e) Interessei-me e desinteressei-me pelo assunto quase que simultaneamente.
b) Educador é todo aquele que confere e convive com esses conhecimentos. (J. Carlos de Sousa)
c) Vi e gostei muito do filme “O Jardineiro Fiel” cujo diretor é um brasileiro.
d) A sociedade brasileira quer a paz, anseia por ela e a ela aspira.
e) Interessei-me e desinteressei-me pelo assunto quase que simultaneamente.
3. d (FEI-1997) Assinale a alternativa
em que haja erro de regência verbal:
a) Deu-lhe um belo presente de aniversário.
b) Levei-o para o médico esta manhã.
c) Gostamos deste novo filme.
d) Fui no cinema ontem.
e) O lenço caiu no chão.
b) Levei-o para o médico esta manhã.
c) Gostamos deste novo filme.
d) Fui no cinema ontem.
e) O lenço caiu no chão.
4. a (Fiocruz) Assinale a frase onde a
regência do verbo assistir está errada.
a) Assistimos um belo espetáculo de dança a semana passada.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os jogadores.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os jogadores.
5. e (UNIMEP) Quando implicar tem
sentido de “acarretar”, “produzir como consequência”, constrói-se a oração com
objeto direto, como se vê em:
a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo.
b) Todos implicam com gremistas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastos.
d) O atraso no pagamento do carnê implica em juros.
e) Uma nova briga implicará situação desconfortável.
a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo.
b) Todos implicam com gremistas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastos.
d) O atraso no pagamento do carnê implica em juros.
e) Uma nova briga implicará situação desconfortável.
6.
(ITA-2002) O Programa Mulheres está mudando. Novo cenário, novos
apresentadores, muito charme, mais informação, moda, comportamento e prestação
de serviços. Assista amanhã, a revista eletrônica feminina que é a referência
do gênero na TV.
O verbo “assistir”, empregado em linguagem coloquial, está em desacordo
com a norma gramatical.
a) Reescreva o último
período de acordo com a norma.
b) Justifique a correção.
b) Justifique a correção.
a) Assista amanhã à revista eletrônica
feminina.
b) O verbo assistir com o sentido de ver exige preposição. Assim, temos a junção de a (preposição) + a (artigo) = à.
b) O verbo assistir com o sentido de ver exige preposição. Assim, temos a junção de a (preposição) + a (artigo) = à.
7. A(UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas
certas:
I - Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente,
prejudicou toda uma família.
II - Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III - Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV - Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
II - Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III - Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV - Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.
a) II - III - IV
b) I - II - III
c) I - III - IV
d) I - III
e) I - II
b) I - II - III
c) I - III - IV
d) I - III
e) I - II
8. E(Fuvest) Assinale a alternativa que preencha
corretamente os espaços.
Posso informar ______ senhores ______ ninguém, na reunião, ousou aludir
______ tão delicado assunto.
a) aos – de que – o
b) aos – de que – ao
c) aos – que – à
d) os – que – à
e) os – de que – a
b) aos – de que – ao
c) aos – que – à
d) os – que – à
e) os – de que – a
9. E (PUC-Campinas) A frase em que a
relação entre os verbos e seu complemento está corretamente expressa é:
a) Ontem conhecemos e simpatizamos muito com seu amigo.
b) Ela comete e depois se arrepende dos desatinos.
c) Aprovo sua proposta, mas não concordo inteiramente.
d) Ele não se esqueceu nem perdoou a ofensa.
e) Presenciamos e deploramos a reação do atleta.
b) Ela comete e depois se arrepende dos desatinos.
c) Aprovo sua proposta, mas não concordo inteiramente.
d) Ele não se esqueceu nem perdoou a ofensa.
e) Presenciamos e deploramos a reação do atleta.
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