quinta-feira, 4 de julho de 2013

COESÃO

COESÃO

Pronomes são grande ferramenta para evitar a repetição desnecessária de termos e manter a coesão. Veja no texto o papel da palavra DELES - " evitar muitos deles.", referindo-se a problemas .
" O sorriso é a maneira de evitar muitos problemas" 

MAIS RECURSOS COESIVOS

Palavras como, conjunções, pronomes, advérbios, sinônimos são mecanismos de coesão textual porque estabelecem relações com outros termos no interior de um texto, garantindo unidade entre as diversas partes que o compõem. Essa relação entre os elementos do texto recebe o nome de Coesão Textual.
Há, portanto, coesão, quando existem articulações articulação dessas partes  entre si, estabelecendo unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos.
Tal unidade se dá pelo emprego de conectivos ou elementos coesivos, cuja função é evidenciar as várias relações de sentido entre os enunciados. Veja um exemplo de um texto coeso:

Exemplo de texto coeso
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.
JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, 566 p.

Exemplos de coesão

Coesão por pronome

 Os metroviários realizaram uma passeata para reivindicar aumento de salário. Eles bloquearam a entrada dos funcionários que pretendiam trabalhar.
( eles pronome pessoal retoma metroviários) e que pronome relativo retoma funcionários)

 Conversei com a aluna.
O pai da aluna é delegado.
Conversei com a aluna cujo pai é delegado.(o pronome relativo cujo substitui " da aluna")

Coesão vocabular

 “Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como .”
(“Onde” e ”lá” retomam minha terra)

Veja um exemplo de texto que precisa ser reescrito devido à repetição desnecessária de palavras.
Exercício retirado da internet

As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.
Texto reescrito:

As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os veículos para vendê-los mais caro. O cliente vai à concessionária   com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro pelo veículo, desiste do negócio e as agências  têm prejuízo.

   Coesão por conjunção: estabelece relações significativas entre os elementos ou orações do texto. Tais conjunções  podem exprimir valor semântico de adição, adversidade, causa, tempo...

   Marina trabalha e estuda. (adição)
  Estava triste, mas esboçou um sorriso. (adversidade)
  Perdeu a batalha, porque não usou as armas adequadas. (causa)
 Saí quando ele chegou. (tempo)

OBSERVAÇÃO:
Quando uma conjunção não é usada corretamente, há prejuízo na coesão, gerando incoerência. Observe:

O país prima pela justa distribuição de renda, portanto até hoje não conseguiu vencer a miséria.
O conectivo "portanto" confere ao período o valor de conclusão, mas o sentido é  de oposição.

Quando há distribuição justa de renda, o certo é o país vencer a miséria.
Logo, só podemos empregar uma conjunção que expresse ideia adversativa, como: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

O período reescrito de forma adequada, fica assim:
O país prima pela justa distribuição de renda, mas, porém, no entanto, entretanto até hoje não conseguiu vencer a miséria.

Vá para a postagem- Coesão, exercícios.









4 comentários:

  1. Olá, professora Fátima, estou gostando muito dessas informações, os conteúdos estão me ajudando muito.Obrigado pelas contribuições, sua dedicação faz diferença.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Fatima, gostei muito das questões propostas. Obrigada.

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...