quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FORMAS RIZOTÔNICAS E ARRIZOTÔNICAS

Formas rizotônicas e arrizotônicas

Normalmente as formas rizotônicas do verbo aparecem no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo.

1. Formas Rizotônicas ( eu, tu, ele, eles)
 São aquelas cujo acento tônico cai no radical (raiz) do verbo, por exemplo:

Presente do indicativo
Eu pergunto
Tu perguntas
Ele pergunta
Eles perguntam

Presente do subjuntivo
Eu pergunte
Tu perguntes
Ele pergunte
Eles perguntem


Imperativo afirmativo
Pergunta  ( tu)
Pergunte   (você)
Perguntem  eles

Imperativo negativo
Não perguntes( tu)
Não  pergunte ( você))
Não perguntem ( eles)



2. Formas Arrizotônicas( nós, vós)
São as formas verbais cujo acento tônico cai fora do radical ( raiz) do verbo, isto é, na terminação (vogal temática, desinência).
Exemplo:

Presente do indicativo
Nós perguntamos
Vós perguntais
Presente do subjuntivo
Nós perguntemos
Vós pergunteis


Imperativo afirmativo
Perguntemos ( nós)
Perguntai ( vós)
Imperativo negativo
Não perguntemos( nós)
Não pergunteis (vós)

5 comentários:

  1. Visitei seu blog e gostei muito dele, Manoel. Parabéns pelos poemas!
    Já votei. Obrigada por sua visita. Volte sempre e deixe seus comentários; eles são valiosos para mim.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá A. Fátima Fuini vim especialmente para te agradecer por sua gentil visita e por votar no meu blog, estou recomendando seu seu blog aos meus amigos e seguidores, sugiro que faça o mesmo; Assim faremos nossos blogs tomarem dimensões e serem conhecidos. Que achas da ideia. Posso divulgar o seu em facebook e outras redes sociais. Se sim me avise autorizando. Um cordial abraço...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Manoel, fique à vontade para divulgar o blogue.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Professora!

    Me chamo Ozanan e sou aluno de curso de Desenho Técnico e Construção Civil. Participei de um seminário de português essa semana, realizado na Segunda-feira, 23 de NOVEMBRO de 2015. Achei muito interessante o conteúdo exposto aqui e serviu de base para minha apresentação. Entretanto, fui reprovado no seminário, pois meus professores me informaram que este conteúdo postado não condiz com o assunto proposto. Em outras palavras, me disseram que não tinha nada a ver. Gostaria que me explicasse, se possível por e-mail, um pouco mais sobre o assunto, a fim de que eu possa tirar essa dúvida.

    Contato: ozananmariano23@gmail.com

    Desde já, agradeço muito!

    Ozanan Mariano

    ResponderExcluir
  5. Qual é a dúvida sobre formas arrizotônicas e rizotônicas? Qual era o assunto do trabalho que você deveria fazer?

    ResponderExcluir

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

O assassino era o escriba Neste poema, o autor critica o uso  de ironia e duplo sentido quando se refere aos termos empregados nas...